A perda de um ou mais dentes é uma condição comum nas pessoas, tendo em vista que problemas odontológicos são negligenciados e o paciente só procura o tratamento quando o quadro se encontra em estágio avançado. Por isso, a prótese dentária é uma solução para devolver as funções orais que foram prejudicadas devido à perda de um ou vários dentes.
Existem diversos tipos de prótese dentária e para determinar qual é a abordagem mais assertiva para a pessoa, o dentista especializado neste tratamento realiza um diagnóstico detalhado de toda a arcada dentária.
Contamos com uma estrutura completa para receber nossos pacientes, com um laboratório próprio para a confecção das próteses, além de uma área dedicada à radiologia, onde é possível realizar exames de imagem em alta definição para auxiliar no diagnóstico e planejamento do tratamento com prótese.
Como mencionado, a perda dentária é uma condição comum, que afeta uma série de aspectos na qualidade de vida do paciente, como a fala, as funções mastigatórias e a estética facial.
Quando há a ausência de um ou mais dentes, a mastigação não acontece da forma adequada, prejudicando a digestão e desgastando a arcada dentária remanescente, tendo em vista que a pessoa tende a exigir mais de um lado da boca do que o outro para mastigar.
A autoestima também sofre, uma vez que o paciente sente desconforto para sorrir ou falar em público, pois os dentes também são importantes na dicção e quando estão em deficiência, certas palavras não são pronunciadas de forma adequada.
Atualmente, há uma série de opções para o tratamento com prótese dentária que são determinados a partir da quantidade de dentes perdida pelo paciente. Para possibilitar precisão e assertividade nesse planejamento, o dentista realiza uma avaliação clínica e também solicita exames de imagem.
Com base nas informações obtidas, o tratamento com prótese é iniciado de acordo com as necessidades e situação do paciente. Portanto, dentre os principais tipos de prótese dentária, estão:
Feita de resina ou porcelana, materiais altamente resistentes e compatíveis com a saúde bucal, estas estruturas reproduzem com exatidão a coroa do dente para se encaixar na arcada dentária.
Este tratamento pode ser feito para reconstruir dentes quebrados, que estão com as raízes expostas ou em conjunto com o implante dentário, onde a coroa é fixada sobre o pino de titânio que é encaixado no osso da gengiva.
Também conhecidas como restaurações indiretas, esta abordagem de prótese dentária utiliza materiais como a resina e porcelana para recuperar dentes que foram trincados, quebrados ou que forma comprometidos por cáries.
A técnica inlay é indicada para quadros menos complexos, onde apenas a parte alta do dente foi prejudicada e uma prótese com aparência anatômica igual à área afetada é criada para preencher o espaço na região.
Por sua vez, as técnicas onlay e overlay são indicadas em quadros mais complexos, preenchendo com a resina ou porcelana as áreas comprometidas e reabilitando a anatomia do dente através dessa pequena prótese.
Indicada para pacientes edêntulos, a prótese de protocolo preenche toda a arcada dentária e devolve as funções orais do paciente. Neste tratamento, de quatro a oito implantes dentários são fixados sobre a gengiva da pessoa para que uma prótese total seja encaixada.
Este tratamento traz resultados significativos em pouco tempo, tendo em vista que o paciente não precisa aguardar o processo de ósseointegração ao implante para a inserção da prótese total.
Utilizando pequenos grampos para serem fixados no osso da mandíbula e maxila, a prótese overdenture é indicada para pessoas que sofrem com a reabsorção óssea, um processo comum em pacientes que demoram para procurar tratamento ou apresentam essa condição em função de uma reação natural do próprio organismo.
Por conta de possuir encaixes, a pessoa pode remover a prótese ao longo da sua rotina, seja para manutenções ou para higienizar a boca e a estrutura, sendo diferente da prótese de protocolo que utiliza implantes fixos.
Um dos tipos mais comuns de prótese dentária, esta técnica é aplicada em pessoas que perderam um ou mais dentes, mas que ainda têm estruturas remanescentes na arcada.
Neste tratamento, o dentista fixa um ou mais implantes dentários nas áreas deficitárias da arcada dentária e, após um período de adaptação, onde o material metálico se funde com o osso, uma prótese de porcelana é parafusada sobre o pino, devolvendo as funções de fala e mastigação.
A prótese dentária oferece diversos benefícios à saúde da pessoa, tendo em vista que este tratamento recupera funções essenciais para a qualidade de vida. Dentre os principais benefícios, estão:
Mesmo que as próteses dentárias sejam dentes artificiais, é essencial que a pessoa tenha cuidados ao longo da sua rotina, principalmente se ainda tiver dentes remanescentes.
A falta de cuidados com a saúde bucal pode causar mau hálito, doenças gengivais e favorecer a perda de outros dentes. Portanto, escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental para complementar a limpeza, é fundamental para evitar complicações para a rotina do paciente.
Nossos dentistas também orientam para com cuidados específicos, de acordo com o estilo de vida de cada pessoa, acompanhando de perto mesmo após a conclusão de todo o tratamento.
Rua Eliziel Alves Costa nº 43 - 2° andar - Sala 16
Suzano - Centro - SP - 0867-185