Ortopedia funcional dos maxilares

O que é a ortopedia funcional dos maxilares?

A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que prejudicam o desenvolvimento dos ossos da face de crianças e adolescentes.

ortopedia funcional dos maxilaresCom o objetivo de prevenir o pequeno paciente de impactos severos com relação ao desenvolvimento inadequado dos dentes e mandíbula, por exemplo, o dentista realiza o acompanhamento desde a erupção dos dentes de leite, pois o crescimento inadequado destas estruturas pode prejudicar a dentição permanente.

Levar os filhos ao dentista infantil durante os primeiros anos de vida é fundamental para prevenir contra diversos problemas bucais que se desenvolvem ainda na infância, mas que se evidenciam durante a adolescência e idade adulta.

O especialista em ortopedia funcional dos maxilares, além de atuar na prevenção e tratamento, também orienta os pais para com cuidados ao longo da rotina, a fim de estimular o desenvolvimento ósseo facial adequado e evitar problemas futuros.

Em situações que as pessoas já têm o problema ortopédico instaurado, especialmente adolescentes e adultos, o tratamento tende a ser mais longo e custoso, uma vez que a estrutura óssea já se formou e não é tão maleável quando na infância. Por isso, é fundamental o acompanhamento prévio na ortopedia funcional dos maxilares.

Como funciona o tratamento na ortopedia funcional dos maxilares?

ortopedia funcional dos maxilaresO tratamento na ortopedia funcional dos maxilares é feito junto ao ortodontista, que irá acompanhar o pequeno paciente, desde os primeiros dentes, até a erupção dos permanentes, a fim de evitar impactos negativos no futuro.

Exames de imagem periódicos podem ser solicitados para que o desenvolvimento seja acompanhado e a criança tenha toda uma documentação ortodôntica.

Se algum problema for diagnosticado, o tratamento é feito através do uso de aparelhos ortodônticos dedicados ao público infantil, que atuam na correção e permitem o desenvolvimento adequado dos ossos da face e arcada dentária.

O especialista em ortopedia funcional dos maxilares também atua no aconselhamento junto aos pais durante o tratamento dos filhos, de maneira que eles incentivem a escovação diária e uma alimentação adequada para evitar complicações à saúde bucal dos pequenos.

Problemas tratados pela ortopedia funcional dos maxilares

Existem diversos problemas que a ortopedia funcional dos maxilares pode tratar. Estes, quando descobertos ainda na infância, previne contra sintomas e alterações nos ossos da face durante a adolescência e maior idade.

Alterações na mordida

Alterações na mordida são caracterizadas pelo posicionamento assimétrico entre as arcadas dentárias, prejudicando as funções mastigatórias, de fala e provocar o desenvolvimento inadequado dos ossos da face, como a projeção do queixo para frente.

Com o uso de aparelhos ortodônticos, é possível conter a evolução do quadro e dos seus sintomas, além permitir que o paciente tenha um desenvolvimento ósseo correto.

Bruxismo infantil

bruxismo infantilEmbora seja mais comum nos adultos, o bruxismo também pode se fazer presente nas crianças, provocando o desgaste precoce dos dentes, assim como o tensionamento das articulações responsáveis por abrir e fechar a boca.

O bruxismo também pode estar atrelado com fatores emocionais, como ansiedade ou mudanças repentinas na rotina da criança. Para tratamento, além das placas oclusais que evitam o contato entre os dentes, o acompanhamento psicológico deve ser feito para evitar a progressão desta síndrome.

Dentes de leite oclusos

A erupção dos primeiros dentes deve ser acompanhada de perto pelo especialista em ortopedia funcional dos maxilares, tendo em vista que alterações na dentição decídua podem prejudicar o desenvolvimento da dentição permanente, interferindo no posicionamento incorreto ou má oclusão.

Para os dentes de leite oclusos, é preciso realizar uma cirurgia minimamente invasiva, onde o dentista faz uma pequena incisão sobre a gengiva da criança para que o dente se desenvolva adequadamente.

Disfunção temporomandibular (DTM)

ortopedia funcional dos maxilaresA disfunção temporomandibular, embora seja um problema proeminente em adultos, também se desenvolve na infância. Tal condição está ligada à presença da má oclusão ou em função do bruxismo infantil.

O diagnóstico precoce feito pelo ortopedista funcional dos maxilares é fundamental para evitar a progressão deste problema que pode impactar diretamente na qualidade de vida do paciente, como enxaquecas recorrentes, estalos durante a mastigação, zumbidos no ouvido e dores lancinantes devido à compressão de nervos na articulação temporomandibular.

Com o uso de aparelhos ortodônticos específicos, é possível tratar a disfunção temporomandibular ainda na infância e realinhar a articulação.

Se você deseja cuidar da saúde bucal dos seus filhos e prevenir contra problemas futuros, agende uma consulta na Escobar Odontologia.