Odontogeriatria

O que é odontogeriatria?

A odontogeriatria é uma especialidade da odontologia que preza pelos cuidados com a saúde bucal do idoso, atuando no tratamento e prevenção de problemas que podem surgir em decorrência da velhice ou devido aos impactos de doenças que surgiram ao longo dos anos.

odontogeriatriaTer o acompanhamento periódico também auxilia os pacientes a terem uma melhor higiene bucal, uma vez que o idoso muitas vezes perde a destreza para fazer a higiene bucal.

O profissional especializado em odontogeriatria conta com o auxílio de outras áreas da saúde, como a geriatria, nutrição e até mesmo a psicologia para que o paciente possa receber o tratamento adequado, de acordo com a sua condição.

Quais os impactos do envelhecimento para a saúde bucal?

A maior incidência de problemas periodontais (gengiva), cáries em raízes, perdas de osso, de dentes e altura de mordida são algumas das diferenças que devem ser consideradas, além das mudanças na salivação, medicamentos e doenças relacionadas à idade avançada.

Por este motivo, é preciso do acompanhamento periódico junto a um odontogeriatra para avaliações que identifiquem tais alterações de forma precoce.

Principais problemas bucais tratados pela odontogeriatria

Nesta terceira etapa da vida, existem alguns problemas que se fazem presentes devido ao envelhecimento do corpo e, quando se tratada da saúde bucal, isso não é diferente.

Boca seca

odontogeriatriaA boca seca, como o nome sugere, é um problema caracterizado pela diminuição na produção de saliva, substância essencial para a proteção e lubrificação de toda a mucosa oral.

Principalmente em pessoas que fazem uso constante de medicamentos ou passaram por um tratamento oncológico, que provoca diversas alterações ao organismo, podem sofrer com essa condição.

Com a ausência da saliva, a boca se torna um ambiente propício para o surgimento de bactérias nocivas. Por isso, o acompanhamento da odontogeriatria em pessoas que estão passando pelo tratamento quimio ou radioterápico, é fundamental para evitar contratempos.

Cáries

As cáries estão presentes em diversas fases da vida, tendo em vista que estes microrganismos se desenvolvem a partir de uma série de fatores, como a falta de higiene bucal.

Na terceira idade, muitos pacientes têm mais dificuldade motora para realizar os movimentos adequados de uma escovação, fazendo com que essa limpeza não seja eficiente e favorecendo o surgimento destas bactérias.

Gengivite

gengiva inflamadaCaracterizada pelo sangramento constante da gengiva, principalmente ao comer ou escovar os dentes, a gengivite é uma condição comum nos idosos, principalmente naqueles que usam próteses totais e não fazem o acompanhamento adequado para limpezas.

A falta de visitas ao consultório, quando somadas com a ausência de higiene bucal diária ou ineficiente, favorecem que este problema surja, causando inchaços e sensibilidade. Em quadros mais graves, até mesmo infecções que podem atingir a corrente sanguínea e prejudicar outros órgãos, como o coração.

Lesões na mucosa

As lesões na mucosa oral estão bastante presentes nos idosos, especialmente nos que utilizam próteses dentárias que estão mal adaptadas e acabam machucando a boca. Estas lesões podem gerar infecções e causar complicações ao bem-estar geral da pessoa.

O tabagismo, assim como o consumo de bebidas alcoólicas, também pode favorecer que essas lesões surjam e, caso um parente, cuidador ou o próprio idoso note pequenos machucados pela boca, é fundamental procurar o atendimento especializado da Escobar Odontologia.

Como funciona uma consulta na odontogeriatria?

O odontogeriatra utiliza uma abordagem diferenciada, a fim de ganhar a confiança do paciente e deixá-lo à vontade no consultório. A consulta inicial visa compreender melhor o paciente, se o mesmo possui doenças preexistentes ou se faz o uso de medicamentos específicos.

Com base nas informações, é possível iniciar o tratamento adequado e também, orientar o paciente, assim como seus acompanhantes, para que tenham atenção quanto aos cuidados com a alimentação e com a higiene bucal nesta etapa da vida.

A importância do acompanhamento odontológico na terceira idade

A odontogeriatria é uma especialidade fundamental para a manutenção da saúde durante a terceira idade, uma vez que esta etapa da vida predispõe o paciente para uma série de doenças, sejam aquelas que acometem a estrutura bucal ou o restante do corpo.

odontogeriatriaO acompanhamento com da odontogeriatria também promove uma melhora no relacionamento social do idoso, uma vez que dentes saudáveis permitem a interação e melhoram a autoconfiança do paciente. Além disso, o tratamento auxilia no aspecto alimentar, retomando o prazer do indivíduo se alimentar adequadamente.

Vale destacar que a família também tem papel importante no tratamento, uma vez que os parentes também podem atuar no acompanhamento mais próximo e auxílio com relação aos hábitos higiênicos e alimentação, para que o paciente idoso possa ter mais qualidade de vida, seja ele portador de alguma patologia ou não.

Planejamos todo o tratamento nos mínimos detalhes, desde o transporte, a chegada do paciente à clínica, como o tempo das consultas e quantidade de procedimentos no dia, suprindo todas as necessidades e expectativas do idoso e da família envolvida.

É possível prevenir problemas bucais na terceira idade?

Sim, é possível. Os retornos constantes ao dentista são fundamentais. Se o idoso for atento à saúde bucal e sempre praticar a higiene adequada, combinada com uma alimentação saudável, problemas bucais podem ser evitados.

Pré-agende sua consulta conosco

Logo Escobar Odontologia

Rua Eliziel Alves Costa nº 43 - 2° andar - Sala 16
Suzano - Centro - SP - 0867-185

(11) 4743-1458

(11) 99931-6310

adm.escobarodonto@gmail.com