Endodontista é o dentista especializado em tratar condições que prejudicam a parte interna do dente e o canal dentário. Por meio de medidas precoces adotadas por esse profissional, é possível evitar a progressão de quadros graves, assim como a perda dentária.
O dente é composto por diversas camadas, estas que abrigam vasos sanguíneos e nervos, responsáveis pela sensibilidade dentária. A anatomia do dente é divida em coroa (parte superior do dente), esmalte (responsável por revestir e proteger o dente), polpa (abriga os vasos sanguíneos e nervos), raiz (sustenta e mantém o dente vivo).
Em muitos casos, problemas endodônticos prejudicam apenas uma estrutura que compõem os dentes, mas à medida que a condição progride, outras áreas são comprometidas, exigindo diferentes formas de tratamento para conter a infecção e evitar a morte do dente.
As cáries são as principais causadoras de problemas endodônticos, sendo bactérias que surgem a partir de diversos fatores que vão desde a alimentação rica em produtos industrializados e ricos em açúcares, falta de higiene bucal e até mesmo, o tabagismo.
Estas bactérias corroem os dentes e, quando a pessoa começa a sentir incômodos, é sinal de que o quadro se encontra em um estágio avançado, exigindo a intervenção de um endodontista para conter possíveis quadros de infecção caso estes micro-organismos atinjam o canal dentário.
O endodontista pode tratar uma série de problemas bucais, com o objetivo de sanar quaisquer problemas que interfiram e podem comprometer a vida do dente. Dentre as principais condições, estão:
Como citado, as são pequenas bactérias que atingem a superfície do dente e, à medida em que se desenvolvem, elas corroem os dentes e podem atingir as estruturas internas.
Este tipo de condição ocorre por fatores relacionados ao estilo de vida do indivíduo, especialmente se a pessoa não pratica a higiene bucal adequada, favorecendo a proliferação destas bactérias.
Se o tratamento para remoção das cáries for feito de forma precoce, é possível evitar o agravamento do quadro e o comprometimento do canal dentário e do dente.
Quando se encontram em um estágio mais avançado, as cáries atingem a dentina e o canal dentário. Nesta condição, o paciente passa a sentir dores recorrentes, mas em muitos dos casos, é preciso realizar o tratamento para evitar a perda do dente.
O tratamento é feito com a remoção do nervo infeccionado, eliminando o quadro infeccioso e preservando a estrutura. Neste tipo de abordagem, o dentista perfura o dente e veda o orifício causado pelas cáries com um cimento odontológico para que outras bactérias não penetrem novamente toda a estrutura.
Apesar de ser um procedimento popularmente temido, toda a consulta é rápida e indolor, visto que o paciente permanece anestesiado durante todo o processo e não sente incômodos.
Existem sintomas característicos que sinalizam a necessidade de um tratamento de canal, tais como:
Estes sintomas mencionados acima exigem a intervenção através do tratamento de canal para evitar que a infecção se espalhe ou que o problema evolua a ponto de exigir a extração dentária, necessitando do uso de implantes dentários para recuperar a uniformidade do sorriso.
Vale destacar que, apesar do sucesso do tratamento de canal, caso o paciente não adote cuidados diários com a saúde bucal, como visitas regulares ao dentista para um check-up preventivo ou limpeza profunda, é possível que os problemas de canal dentário possam voltar.
A endodontia pode tratar outros problemas que podem vir a afetar a parte interna dos dentes. Dentre as outras abordagens, estão:
O endodontista possui conhecimentos aprofundados de toda a estrutura interna no dente e, em casos mais simples ou graves, consegue realizar o tratamento para restaurar a saúde bucal do paciente em poucas consultas.
Por meio de um planejamento individualizado, o endodontista evita o comprometimento do dente, além de conter infecções que podem provocar consequências sérias ao bem-estar geral da pessoa.
Ter o acompanhamento de um endodontista é fundamental para evitar complicações graves à saúde bucal, tendo em vista que o diagnóstico prematuro previne contra cáries profundas e o tratamento de canal, exigindo uma abordagem mais invasiva que poderia ser evitada através de visitas periódicas ao consultório.
Em conjunto com visitas semestrais ao dentista para uma limpeza profissional ou um check-up preventivo, é possível evitar não só problemas endodônticos, mas também outras condições que podem prejudicar a gengiva.
Através das medidas preventivas em conjunto com a conscientização feita pelos dentistas da Escobar Odontologia durante as consultas, a saúde bucal dos pacientes é preservada, mantendo-a longe de surpresas desagradáveis ou até mesmo da perda dentária.
Se você sofre com desconfortos ou deseja cuidar da sua saúde bucal, conte com a estrutura moderna e profissionais experientes da Escobar Odontologia para te ajudar a ter um sorriso mais saudável.
Rua Eliziel Alves Costa nº 43 - 2° andar - Sala 16
Suzano - Centro - SP - 0867-185