As lentes de contato dental são pequenas lâminas ultrafinas que atuam na correção de imperfeições estéticas no sorriso do paciente. Este tratamento é feito de forma individualizada, uma vez que cada pessoa possui necessidades diferentes com relação à sua finalidade.
Imperfeições nos dentes podem ocorrer de diversas formas, prejudicando não só a estética do sorriso, mas também a autoestima, fazendo com que a pessoa perca a confiança para sorrir e interagir em público.
Por meio do tratamento com lentes de contato dental, em poucas consultas, é possível renovar o sorriso de quem sofre com diversas condições que impedem que sorriam naturalmente.
As lentes de contato dental podem ser feitas de dois materiais distintos, mas que proporcionam resultados satisfatórios ao final do tratamento, sendo a cerâmica ou a resina.
A cerâmica, além de ser um material resistente, também é aplicada de forma diferente, uma vez que o dentista modela o material diretamente no dente para corrigir as imperfeições e trazer uma aparência harmônica ao sorriso.
Por sua vez, as lentes de contato dental feitas de porcelana são filetes que medem milímetros, criadas individualmente, de acordo com a arcada dentária do paciente, sendo encaixadas sobre a superfície dos dentes.
O tratamento com lentes de contato dental inicia-se com uma análise do paciente, além de uma breve conversa para entender suas necessidades e expectativas com o procedimento. Alguns exames de imagem podem ser solicitados para auxiliar no planejamento.
O dentista também realiza uma análise minuciosa da saúde bucal do paciente pois, caso alguma condição preexistente seja diagnosticada, como doenças gengivais ou cáries, estas deverão ser tratadas antes de dar continuidade ao procedimento estético.
Fotos e modelagens digitais também são tiradas para que o tratamento seja feito de forma 100% personalizada e atenda às expectativas da pessoa.
Após um breve período, a pessoa deve voltar ao consultório para a aplicação das lentes de contato dental, que são coladas sobre os dentes, preenchendo espaços incômodos e corrigindo imperfeições no sorriso.
Mesmo depois da conclusão do tratamento, o paciente deve manter visitas regulares ao consultório, uma vez que não está livre de sofrer com problemas bucais. Além disso, é preciso adotar cuidados para preservar as lentes de contato dental, como:
As lentes de contato dental podem ser utilizadas em condições que provocam imperfeições nos dentes, tais como:
Devido à falta de acompanhamento odontológico na infância ou simplesmente por conta da hereditariedade, algumas pessoas podem apresentar dentes muito pequenos ou finos, deixando o sorriso com uma aparência infantil.
Com o uso das lentes de contato dental, estes problemas podem ser corrigidos, encobrindo os dentes menores e finos, dando uma nova aparência para a estética do paciente.
Manchas ou dentes amarelados são comuns, tendo em vista que muitas pessoas adotam hábitos nocivos à saúde bucal, como a ingestão excessiva de bebidas com pigmentos e corantes fortes ou por conta do tabagismo.
A soma destes hábitos provoca o desgaste do esmalte dentário, causando uma aparência envelhecida para os dentes, necessitando de um tratamento para recuperar a cor.
Mesmo que o clareamento dental seja um procedimento eficaz, se a pessoa desejar recuperar o tom natural e ter um sorriso uniforme, as lentes dentárias são as mais indicadas para estas situações.
O bruxismo é uma síndrome caracterizada pelo ato de tensionar e ranger os dentes, provocando desgastes à estrutura em quadros mais severos, além de outras consequências negativas ao bem-estar mental e bucal do paciente.
Com o planejamento correto, as lentes de contato dental podem ser colocadas e recuperar a estética do sorriso do paciente. Contudo, vale destacar que o procedimento só deve ser realizado após a conclusão do tratamento contra o bruxismo, para evitar problemas à saúde do paciente.
Diastemas são caracterizadas pelo espaço excessivo entre os dentes, principalmente nos da frente, interferindo na estética do sorriso do paciente. Com o uso das lentes de contato, as pequenas lâminas preenchem o espaço causado por esse problema, proporcionando uma aparência uniforme à pessoa.
Em certas situações, vale destacar que o uso das lentes não é eficaz, necessitando do tratamento ortodôntico para aproximar os dentes da pessoa.
O tratamento com lentes de contato possui poucas restrições, tendo em vista que é feita uma análise de toda a boca antes de partir para o procedimento. Portanto, as lentes são contraindicadas em quadros como:
Se estas condições forem diagnosticadas, é preciso tratá-las para que em seguida, o tratamento com lentes de contato dental seja iniciado.
Os dentistas da Escobar Odontologia analisam de perto e traçam um plano de tratamento individualizado, de acordo com as necessidades de cada paciente, a fim de proporcionar um sorriso mais bonito e harmônico.
Rua Eliziel Alves Costa nº 43 - 2° andar - Sala 16
Suzano - Centro - SP - 0867-185