O periodontista é um dentista especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que podem acometer a gengiva, estrutura fundamental para a saúde bucal.
Ter o acompanhamento de um especialista na saúde da gengiva permite o tratamento de diversas condições que, caso progridem, podem levar à perda dentária precoce ou até mesmo infecções que se originam na boca, mas que comprometem outros órgãos do corpo.
A gengiva é uma porção vascularizada, ou seja, repleta de vasos sanguíneos que são responsáveis por nutrir os dentes. Além disso, a estrutura também mantém os dentes fixos na arcada, abrigando os nervos e raízes na arcada dentária.
Por isso, é fundamental cuidar desta estrutura para evitar problemas que podem prejudicar os dentes. Manter a higiene bucal em dia ou até mesmo visitas regulares ao dentista para uma limpeza, auxiliam na prevenção de problemas periodontais.
As doenças gengivais podem se desenvolver a partir de uma série de fatores nocivos à saúde bucal, sendo eles:
A soma destes hábitos, além de favorecer o desenvolvimento de doenças gengivais, também predispõe a pessoa a desenvolver outros problemas bucais, como cáries. Em quadros extremos, onde o paciente não procura o acompanhamento odontológico para tratar estas condições, consequências severas podem acontecer, como a perda dentária e, consequentemente, a redução da porção da gengiva.
O periodontista trata uma série de problemas que podem interferir na harmonia da gengiva e, atualmente, existem três principais condições que acometem a saúde bucal. Sendo elas:
A gengivite é uma condição caracterizada pelo sangramento da gengiva, especialmente quando a pessoa come algo, como uma maçã, por exemplo, ou escova os dentes. Ao utilizar o fio dental, o sangramento recorrente também pode sinalizar alguma alteração da harmonia gengival, que deve ser investigada.
Caso a pessoa procure uma avaliação do periodontista, o tratamento consiste na utilização de cremes dentais e enxaguantes bucais específicos, além de boas práticas de higiene bucal.
A periodontite é o estágio avançado da doença gengival, causada por bactérias, que afeta não só a gengiva, mas também a parte óssea e ligamentar a qual a porção gengival envolve.
Nesta condição, inchaço, sangramento, dores e sensibilidade excessiva são os principais sintomas. Em quadros graves, a periodontite também pode levar à perda dentária, uma vez que a porção gengival passa a ser reduzida, expondo as raízes e deixando os dentes moles.
Caso haja a perda dentária, é preciso realizar o tratamento com implantes dentários e próteses, a fim de reabilitar as funções orais do paciente.
A retração gengival, como o nome sugere, é um problema onde a gengiva passa a se retrair, prejudicando a estética dos dentes, deixando-os mais alongados e finos devido a esta condição.
O problema é provocado por diversos fatores, como força excessiva na escovação e a falta de higiene bucal adequada. Com a ajuda do periodontista, é possível reverter o quadro e impedir que a retração gengival progrida.
No entanto, para uma recuperação plena, a pessoa deve adotar hábitos saudáveis com relação à saúde bucal, a fim de preservar o seu sorriso e evitar a perda dentária precoce.
Vale destacar que, qualquer sangramento ou alteração na gengiva não deve ser considerado normal, por isso, em situações em que o problema se torna recorrente, é essencial que a pessoa procure o atendimento de um periodontista.
Mesmo que esteja atrelado ao tratamento, o periodontista também é responsável pela orientação junto aos pacientes, indicando medidas mais saudáveis ara evitar problemas graves aos dentes e, também, à gengiva da pessoa.
Na Escobar Odontologia, contamos com periodontistas experientes, além de uma estrutura moderna, pronta para receber você e oferecer soluções inovadoras em tratamentos odontológicos assertivos e seguros.
Rua Eliziel Alves Costa nº 43 - 2° andar - Sala 16
Suzano - Centro - SP - 0867-185