Pensando nos cuidados com a saúde bucal de crianças, o odontopediatra é o profissional especializado na prevenção de uma série de condições que podem afetar o desenvolvimento adequado dos pequenos pacientes.
Na primeira etapa da vida, é fundamental monitorar de perto o nascimento e a troca dos primeiros dentinhos, pois, desta forma, é possível evitar uma série de problemas que podem impactar durante a adolescência ou somente durante a vida adulta, exigindo um tratamento mais longo à pessoa.
O acompanhamento do odontopediatra é feito em parceria com os pais, que devem sempre incentivar os filhos com os cuidados com a higiene bucal ou procurar o atendimento, caso notem alguma alteração no sorriso das crianças.
As visitas regulares ao odontopediatra são fundamentais não só para evitar problemas, mas também para permitir que a criança se acostume com esse tipo de ambiente, uma vez que experiências negativas podem provocar traumas, resultando na negligência dos cuidados com a saúde bucal ao longo da vida.
O odontopediatra possui uma abordagem específica para crianças, utilizando técnicas voltadas para psicologia infantil, interagindo constantemente com o pequeno paciente e sempre explicando, de forma lúdica, o que será feito durante a consulta.
Através deste acompanhamento específico, a criança cria uma memória positiva sobre as idas ao consultório e isso impacta na sua rotina, uma vez que ela descobre sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e aplica tal hábito ao longo da vida.
Gestantes precisam do acompanhamento de um odontopediatra, tendo em vista que esta etapa tão importante da vida da mulher pode ser prejudicada em função das alterações hormonais causadas por esse período.
Durante a gravidez, as mulheres estão predispostas a desenvolverem doenças gengivais, que podem evoluir para infecções e, consequentemente, atingir a corrente sanguínea e impactar na saúde da mãe e bebê.
Portanto, realizar o pré-natal odontológico, principalmente após o primeiro trimestre de gestação, é fundamental para preservar a saúde bucal da mãe e o bem-estar da criança. Até mesmo depois do nascimento do bebê, o odontopediatra pode dar continuidade neste acompanhamento e orientar os pais para com os primeiros cuidados com a saúde bucal do recém-nascido.
O odontopediatra está apto para prevenir e tratar diversos problemas bucais comuns nas crianças, tais como:
Alterações na mordida são comuns e, quando descobertas ainda na infância, através das consultas com um odontopediatra em conjunto com um ortodontista, é possível tratar quaisquer problemas para evitar impactos no desenvolvimento dos ossos da face, como um queixo proeminente ou retraído em função do posicionamento inadequado das arcadas dentárias.
Como tratamento, o uso de aparelhos ortodônticos é indicado, sendo necessário o acompanhamento do odontopediatra junto de um ortodontista para proporcionar resultados satisfatórios.
Mesmo que seja mais comum em adultos, crianças também podem desenvolver o bruxismo, seja devido à presença de alterações na mordida ou por fatores externos, como hiperatividade, mudanças bruscas na rotina ou a exposição a um ambiente estressante.
Nesses casos, cabe aos pais acompanharem este tipo de condição, caracterizada pelo ato de ranger e tensionar os dentes, especialmente enquanto as crianças dormem, para trazê-las ao odontopediatra e iniciar o tratamento.
As cáries são muito comuns em crianças, principalmente por conta de adorarem guloseimas. Estas pequenas bactérias se desenvolvem a partir do consumo exagerado de açúcar somado com a falta de higiene bucal adequada.
À medida em que se desenvolve, as cáries corroem os dentes, provocando dor ou até mesmo o comprometimento dentário em quadros avançados.
Para evitar este problema, é fundamental que os pais levem as crianças ao odontopediatra para que eles recebam orientações não só quanto à higiene, mas também com relação à alimentação dos pequenos, que é um fator determinante, também, para a preservação da saúde bucal.
Dentes tortos se desenvolvem já na dentição de leite e notar estas alterações logo nos primeiros momentos, permite o tratamento ortodôntico que evita que os definitivos cresçam desta forma, interferindo na estética e funcionalidade do sorriso da criança ao final do desenvolvimento da arcada.
Na Escobar Odontologia, contamos com profissionais especializados em odontopediatra para proporcionar consultas alegres e tranquilas para as crianças, além de cuidar da saúde bucal dos seus filhos.
Rua Eliziel Alves Costa nº 43 - 2° andar - Sala 16
Suzano - Centro - SP - 0867-185